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Como e por quê utilizar o Tesauro em Educação da INEP

por Eliane Colepicolo. — publicado 15/07/2016 14h20, última modificação 28/09/2016 11h29
O Thesaurus Brased é o Tesauro Brasileiro de Educação mantido pelo INEP que tem por objetivo promover a padronização de assuntos da área de Educação. Pode ser usado pelos periódicos desta área como forma de padronizar suas palavras-chave. Entenda melhor como e por que é importante a utilização deste tesauro!

O que é o Thesaurus Brased

O Thesaurus Brasileiro da Educação - Brased (Figura 1) do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) é um conjunto de termos que descrevem conceitos e relações conceituais no tema da Educação, com objetivo de indexação e recuperação de publicações, tais como livros, artigos, relatórios, materiais didáticos, entre outros.

Figura 1: Thesaurus Brased - Página de Busca.

Figura 1: Thesaurus Brased - Página de Busca.

 

Para que serve o Thesaurus Brased

No caso de periódicos científicos relacionados à Educação, o Thesaurus Brased pode ser indicado pelos editores de um periódico para que seja usado pelos autores durante a submissão de seus artigos para a identificação dos assuntos, de modo que as palavras-chave dos seus artigos todos sejam padronizadas (Figura 2). Em contrapartida, essa padronização vai facilitar o processo de busca de artigos pelos usuários nas diversas bases onde o periódico se encontra indexado.

Figura 2: Thesaurus Brased - Documentos indexados, incluindo artigos.


O que é um thesaurus

Um thesaurus é uma palavra latina que significa "tesouro" e vem sendo traduzida para o português como “tesauro”. Pode ser definido como um vocabulário controlado de conceitos que apresenta relações hierárquicas, associativas, de equivalência e de pertinência entre os termos (Figura 3), com objetivo de auxiliar o usuário a encontrar a informação de que necessita com a menor margem de erro possível (COLEPÍCOLO et al., 2006; EBECKEN; LOPES COSTA, 2003). Também pode apresentar uma classificação numérica hierárquica dos termos usando o sistema decimal.

Figura 3:   Thesaurus Brased - Relações conceituais

Estrutura do Thesaurus Brased

O Thesaurus Brased foi compilado a partir da análise de assuntos de documentos do Centro de Informação e Biblioteca em Educação (Cibec) e apresenta uma estrutura principal de assuntos, denominada “matriz conceitual” que contempla quatro campos temáticos com suas respectivas classes numéricas pelo sistema decimal, a saber:

 

Cada campo temático apresenta seus próprios conjuntos de conceitos, também organizados em classes de forma hierárquica e apresentando relações associativas e de equivalência. Essas relações possibilitam ao interessado em um determinado assunto navegar e fazer conexões entre os diversos assuntos, ampliando ou reduzindo seu leque de pesquisa de assuntos, conforme sua necessidade de tornar a busca mais genérica ou mais específica (Figura 4).

Figura 4:   Thesaurus Brased - Campos temáticos e suas classes

 

Por exemplo, a busca pelo assunto “deficiência intelectual” (Figura 3) remete a um termo mais genérico que é “Excepcionalidade”, mas também remete a termos mais específicos como “Autismo” e “Síndrome de Down”. Estas conexões ajudam tanto na identificação de palavras-chave para um artigo no momento da submissão, quanto na busca por assuntos no momento de uma revisão de literatura para um trabalho acadêmico ou profissional ou para uma pesquisa científica.

Busca no Tesauro

Para realizar a busca no Tesauro, entrar na página de busca, digitar o termo desejado e clicar em “Pesquisar” (Figura 5, item 1). Os resultados apresentam todos os termos em que aparece o termo digitado na busca (Figura 5, item 2), os quais podem ser avaliados e explorados, clicando sobre o próprio termo. Essa simples análise dos resultados ja pode ser de grande ajuda na escolha de termos adequados à submissão de um trabalho ou ao desenvolvimento de uma estratégia de busca adequada para elaboração de um trabalho ou pesquisa.

Figura 5:   Thesaurus Brased - Busca simples.


Ao clicar sobre um termo, pode-se ver todos os detalhes do mesmo, conforme explicado a seguir.

Relações hierárquicas

As relações hierárquicas do termo aparecem na lateral esquerda da página, onde é possível navegar clicando sobre o + do lado esquerdo do termo. Por exemplo, a relação entre pais/mães e filhos pode ser considerada hierárquica. A indentação representa a hierarquia, ou seja, termos genéricos ficam mais à esquerda do termo e termos específicos mais à direita, sendo que o termo mais a esquerda imediatamente superior é o termo pai dos que estão logo abaixo.

Figura 6:   Thesaurus Brased - Relações hierárquicas e navegação


Relações Associativas

As relações associativas aparecem na lateral direita da página de um termo descritor e ocorrem entre termos que têm algum tipo de relação que não seja hierárquica (Figura 7). Por exemplo, uma relação entre tios e sobrinhos não é diretamente hierárquica, pode ser considerada como associativa. Nem todos os termos apresentam relações associativas. É possível clicar nos termos associados para ver os detalhes destes.

Figura 7:   Thesaurus Brased - Relações associativas

 

Relações de Equivalência

As relações de equivalência aparecem na lateral direita da página de um termo descritor e ocorrem quando existem sinônimos do termo. No entanto, os sinônimos não são utilizados por padrão no tesauro, ha sempre uma escolha de um termo que é considerado o padrão e os seus sinônimos só aparecem na busca remetendo ao termo padrão. No exemplo da Figura 8, o termo padrão é “Deficiência intelectual” e os sinônimos “Debilidade mental”, “Deficiência mental” e “Retardo mental” podem ser encontrados na busca, no entanto sempre remeterão ao termo padrão que é “Deficiência Intelectual”.

Figura 8:   Thesaurus Brased - Relações de equivalência

Definição do Termo Descritor

Também é possível para alguns termos ver a definição que foi utilizada no tesauro, com sua respectiva referência bibliográfica (Figura 9), localizada na lateral direita da página de um termo descritor.

Figura 9:   Thesaurus Brased - Definição do termo

Para mais informações sobre o Thesaurus Brased, entre em contato com a Comissão do Portal de Periódicos UFSCar pelo e-mail .

Bibliografia Consultada

COLEPÍCOLO, Eliane et al. MeSH: de cabeçalho de assunto a tesauro. 2006, Florianópolis: SBIS, 2006. Disponível em: <https://www.researchgate.net/profile/Eliane_Colepicolo/publication/228885645_MeSH_de_cabealho_de_assunto_a_tesauro/links/00b4951dc5293d5d21000000.pdf>. Acesso em: 13 jul. 2016.

EBECKEN, Nelson FF; LOPES, Maria Celia S.; COSTA, Myrian CA. Mineração de textos. Sistemas inteligentes: fundamentos e aplicações. São Carlos: Manole p. 337–370 , 2003.INEP. Pesquisa Tesauros. Disponível em: <http://pergamum.inep.gov.br/pergamum/biblioteca/pesquisa_thesauro.php?resolution2=1024_1>. Acesso em: 13 jul. 2016a.

INEP. Thesaurus Brasileiro da Educação. Disponível em: <http://portal.inep.gov.br/pesquisa-thesaurus>. Acesso em: 13 jul. 2016.

INEP. Thesaurus Brasileiro da Educação: matriz conceitual. Disponível em: <http://portal.inep.gov.br/matriz-conceitual>. Acesso em: 13 jul. 2016b.