Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Eigenfactor: indexador de revistas científicas

Eigenfactor: indexador de revistas científicas

por Comissão para Elaboração do Portal de Periódicos UFSCar publicado 22/06/2015 11h30, última modificação 22/06/2015 11h29
O Eigenfactor é um índice que mede o grau de importância de revistas científicas por meio do número de citações recebidas em outras publicações, porém com atribuição de um índice de classificação específico, sendo este o diferencial de outros indicadores bibliométricos...

O Eigenfactor é um recurso on-line para indexação e avaliação de publicações científicas, desenvolvido e mantido pela Thomson Reuters (http://thomsonreuters.com). São diversos índices e ferramentas disponíveis no site Eigenfactor (http://www.eigenfactor.org), cujo principal objetivo é medir o grau de importância de revistas científicas calculando seu número de citações recebidas em outras publicações, de uma forma diferente dos índices pré-existentes.

Eigenfactor: página principal
Eigenfactor: página principal

A pontuação Eigenfactor foi criada por Jevin Oeste e Carl Bergstrom da Universidade de Washington e é uma avaliação da importância global de uma revista científica. De forma similar ao algoritmo do Google Pagerank, periódicos são avaliados de acordo com o número de citações recebidas em relação a citações de periódicos bem classificados, de forma que estes tenham maior participação nos cálculos de índices do Eigenfactor do que aqueles periódicos de classificação menos significativa.Os indicadores Eigenfactor são semelhantes aos outros indexadores, exceto que no Eigenfactor, as revistas de maior dimensão têm maiores notas. As pontuações Eigenfactor são destinadas a fornecer medidas da probabilidade de um periódico ser utilizado e são pensados para refletir a freqüência com que um pesquisador acessa o conteúdo do periódico. A abordagem Eigenfactor é pensada para ser mais robusta do que o fator de impacto, que faz somente contagens de citações recebidas, sem considerar a importância de tais citações.

São dois índices principais: o índice EigenFactor (EF) e o índice Article Influence (AI).

Eigenfactor: índices EngenFactor (EF) e article influence (AI).
Eigenfactor: índices EngenFactor (EF) e article influence (AI).

Por meio do índice EigenFactor (EF), os periódicos são classificados de acordo com o número de citações recebidas, ponderando que as citações de periódicos mais bem classificados fazem uma contribuição maior ao índice EF do que os periódicos mal classificados. O índice EF trabalha com pontuações dimensionadas de modo que a soma das pontuações de todos os periódicos Eigenfactor listados no Journal Citation Reports de Thomson (JCR) é de 100. A comparação entre os artigos pelo índice EF levam em conta o tamanho da revista, ou seja, usa-se a pontuação do artigo pela Eigenfactor dividido pelo número total de artigos publicados pela revista. Já o índice de influência do artigo (article influence - AI) mede a influência média, por artigo, dos artigos de um periódico. Esse índice é comparável ao fator de impacto da Thomson Scientific.

Embora as pontuações Eigenfactor estejam correlacionadas à contagem total de citações de revistas, essas métricas fornecem informações significativamente diferentes. Pontuações Eigenfactor são medidas de importância de um periódico e, portanto, não devem ser utilizadas para avaliar cientistas individualmente. Seria um erro fazê-lo, devido à grande variação na taxa de citação e qualidade dos artigos, mesmo dentro das mais prestigiadas revistas. O índice H é por vezes considerado o indicador mais robusto da produtividade de um cientista, mas uma série de deficiências do índice têm sido muito discutidas propondo a correção dos mesmos.

O portal Eigenfactor cobre periódicos dos últimos cinco anos de todas as áreas do conhecimento, provenientes do Journal Scitation Reports (JCR), podendo auxiliar alunos de graduação e pós-graduação, docentes e pesquisadores em ciência e tecnologia na verificação da qualidade de publicações. Com o Eigenfactor, os usuários podem pesquisar o fator de impacto dos periódicos por meio de pesquisa básica e avançada, preenchendo os campos de busca com o nome do periódico, ISSN, área do conhecimento, entre outros.

Eigenfactor: pesquisa avançada
Eigenfactor: pesquisa avançada

A pesquisa também pode ser feita por área do conhecimento na forma de um mapa que apresenta o ranking dos 10 periódicos de maior impacto com base no índice Eigenfactor.

Eigenfactor: mapping science
Eigenfactor: mapping science

O acesso ao EigenFactor pode ser feito em qualquer computador ligado à internet de forma gratuita.

Referências

  1. WIKIPEDIA. Eigenfactor. Disponível em: http://en.wikipedia.org/wiki/Eigenfactor. Acesso em: 22 jun. 2015.
  2. EIGENFACTOR. Ranking and mapping scientific knowledge. Disponível em: http://www.eigenfactor.org. Acesso em: 22 jun. 2015.