Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Indexação de Periódicos nas bases Web of Science (WoS) e Journal Citation Reports (JCR)

Indexação de Periódicos nas bases Web of Science (WoS) e Journal Citation Reports (JCR)

por Comissão para Elaboração do Portal de Periódicos UFSCar publicado 08/10/2015 11h00, última modificação 13/10/2015 16h42
Colaboradores: Eliane Colepícolo (UFSCar), Deborah Dias (Thomson)
Entenda como funciona o processo de submissão de um periódico à base Web of Science e ao JCR, da editora Thomson

Requisitos Gerais


Indexação

Para que um periódico seja indexado na base Journal Citation Reports (JCR) deve estar indexada primeiramente na base Web of Science.

Áreas do conhecimento contempladas

Todas as áreas do conhecimento

Formatos aceitos

  • Periódicos somente impressos

  • Periódicos somente eletrônicos

  • Periódicos impressos e eletrônicos


Requisitos para Periódicos Impressos e/ou Eletrônicos

Quanto à forma do periódico

Padrões básicos de edição da revista

  1. Incluir agradecimentos em reconhecimento aos participantes da pesquisa

  2. Todas as referências citadas devem ser escritas em caracteres do alfabeto romano, ou seja, não podem ser utilizados caracteres de outros alfabetos, por exemplo, japonês, chinês, etc.

Idioma do Texto Completo do Artigo

O periódico deve publicar o texto completo dos artigos em Inglês, ou, pelo menos, as informações bibliográficas em inglês. É altamente desejável que seja o texto completo em inglês, especialmente nas Ciências Naturais. Há raríssimas exceções a essa regra em Artes, Humanidades e Ciências Sociais.

Quanto ao conteúdo do periódico

Conteúdo Editorial

Os editores da Thomson determinam se o conteúdo de um periódico sob avaliação vai enriquecer a base WoS ou se o assunto já está adequadamente abordados na cobertura existente. São considerados como positivos os conteúdos dinâmicos, os  tópicos emergentes e os campos ativos na literatura.

Análise de Citação

É feita com base na Web of Science, ou seja, nas citações feitas à revista que está sendo avaliada dentro da WoS, considerando apenas o contexto de revistas na mesma disciplina.

Taxas de autocitação são consideradas normais até o ponto em que sejam uma influência dominante no nível total de citação; se sim, verifica-se se as autocitações excessivas estão sendo usados para inflar artificialmente o fator de impacto

Quanto à editoração do periódico

Pontualidade

A revista deve publicar de acordo com a sua periodicidade. Não são aceitos atrasos crônicos de semanas ou meses.

Para medir a periodicidade devem ser enviadas, no mínimo, três edições atuais consecutivas, uma após outra, assim que forem publicadas. Mas devem continuar sendo enviados editores posteriores até que uma resposta seja recebida da Thomson.

Os periódicos eletrônicos (e-journals) que publicam edições distintas com uma frequência indicada também devem aparecer on-line em tempo hábil.

Para periódicos eletrônicos que publicam artigos um de cada vez, a Thomson procura por um fluxo contínuo de artigos ao longo de um período de nove meses.

O número apropriado de artigos para a revista será determinado pelas normas para a sua categoria especial na Web of Science.

Revisão Por Pares

A aplicação do processo de revisão é altamente recomendada, pois indica a qualidade global da pesquisa apresentada e a completeza dos referências citadas.

Para revistas novas que ainda não têm um índice de citações razoável, examina-se o registro de citação dos autores contribuintes da revista e dos membros do conselho editorial.

Convenções Editoriais Internacionais

O periódico deve seguir convenções editoriais internacionais, que se destinam a otimizar a recuperação dos artigos. Essas convenções incluem:

  1. título informativo do periódico

  2. títulos de artigos totalmente descritivos

  3. resumo do autor

  4. informação bibliográfica completa para todas as referências citadas

  5. informações e endereço completo de cada autor

Diversidade Internacional

Os avaliadores consideram a diversidade internacional de autores, editores, membros do corpo editorial e do conselho consultivo.

Há um pequeno espaço para revistas regionais que seguem os mesmos padrões das revistas de abrangência internacional. Nas Ciências Sociais, os estudos regionais e temas de interesse local têm especial importância.

Clique aqui para mais informações sobre revistas regionais.


Requisitos Específicos para Periódicos Eletrônicos

Elementos essenciais

  1. Título do Periódico

  2. Ano de publicação

  3. Volume e/ou Número de Edição (se aplicável)

  4. Título do artigo

  5. Número da página ou número do artigo (um ou outro é necessário, mas o número de artigo não deve ser o Digital Object Number - DOI). Se o periódico tem números de página e números de artigo, listá-los separadamente e não juntos (por exemplo:. Art. Nº 23, pp 6 -10 e não 23,6-23,10).

  6. Nomes e endereços dos Autores

  7. Tabela completa de conteúdo para cada edição que inclui o número da página/artigo para cada artigo (exceto revistas publicadas como artigos individuais)

Uso de Identificadores de artigos e de pessoas

  1. Rotular todos os identificadores do artigo, como Digital Object Number (DOI), Personally identifiable information (PII) e números de artigo, visando garantir seu uso adequado por aqueles que fazem referência ao artigo e para coleta de indicadores por bases indexadoras, tais como a Thomson Reuters.

  2. Evitar a duplicação da numeração dos artigos ao longo do volumes

  3. A cada artigo deve ser atribuído um número de página única ou um número de artigo único.

  4. O número de um artigo deve ser único dentro de um volume inteiro, evitando a ambiguidade na citação. Ex. se ha um v. 20, art. 1, de maio de 2002, não deve haver um v. 20, art. 1, de junho de 2002, pois caso não se tenha o mês, haverá ambiguidade.

Citações e Referências ao e-periódico

Instruir os autores para incluírem as seguintes informações ao citar seu e-periódico:

  • Título da revista com abreviatura padrão única

  • Número do volume (se aplicável)

  • Edição Número (se for o caso; entre parênteses)

  • Número de página e / ou número do artigo

  • Ano de publicação


Casos Especiais

Artes e Humanidades

O principal critério são as normas de publicação.

Não são essenciais as citações a publicações periódicas, mas considera-se citações a livros, composições musicais, obras de arte e obras literárias.

Não é essencial que o texto esteja no idioma inglês para algumas áreas, tais como os estudos regionais ou nacionais.


Como Submeter o Periódico

Processo de Submissão da Revista

  1. Abrir o processo de submissão do periódico por meio do preenchimento deste formulário: http://ip-science.thomsonreuters.com/info/journalsubmission

  2. No formulário, indicar se a versão do periódico submetido é impressa e/ou on-line, tomando as providências necessárias para cada caso:

Para versão impressa, entregar, no mínimo, três edições atuais consecutivas, uma a cada vez que é publicada, para a Thomson Reuters.

As versões impressas devem ser enviadas ao seguinte endereço:
Publication Processing
Thomson Reuters
1500 Spring Garden Street, Fourth Floor,
Philadelphia, PA 19130

Para versão on-line, indicar no próprio formulário o endereço (URL) das edições atuais do periódico.

Duração do Processo

Depende do volume de envios de periodicos e das prioridades editoriais de cobertura estabelecidas pela Thomson Reuters para Web of Science

Status do Processo

Somente após passado 1 ano da abertura do processo e do envio das três edições consecutivas do periódico, será possível solicitar informações por meio deste formulário: http://ip-science.thomsonreuters.com/info/jrneval-status

Manutenção da Indexação

Os periódicos aceitos sao monitorados constantemente para garantir que estão mantendo altos padrões e clara relevância para os produtos que estão cobrindo

Informações Complementares

Editores avaliadores são especialistas em literatura de seus campos.

A cada ano a equipe da Thomson avalia cerca de 2.000 periódicos e cerca de 10 a 12% são aceitos na base WoS.


Para mais informações, entre em contato com a Comissão para Elaboração do Portal de Periódicos UFSCar pelo e-mail  periodicosufscar@gmail.com.

Bibliografia Consultada

  1. Testa, Jim. The Thomson Reuters Journal Selection Process. Atualizado em: maio/2012. Disponivel em: http://wokinfo.com/essays/journal-selection-process/. Acesso em: 08/set./2015.