Você está aqui: Página Inicial / Notícias / LILACS reavalia coleção de periódicos

LILACS reavalia coleção de periódicos

por SeABD Noticias publicado 11/07/2017 10h10, última modificação 11/07/2017 10h10
No ano em que completou 30 anos a LILACS apresentou novos critérios de seleção e permanência de periódicos a fim de promover atualização e manter a relevância de suas publicações

Reavaliação de Periódicos

A LILACS faz periodicamente uma avaliação das publicações indexadas para garantir o controle de qualidade da base de dados. Em 2016 foram reavaliadas as revistas com atraso de publicação e os 10 títulos abaixo foram excluídos:

  • ARBS: annual review of biomedical sciences

  • Brasília médica

  • Brazilian journal of allergy and immunology

  • Jornal brasileiro de neurocirurgia

  • Pesticidas

  • Revista brasileira de toxicologia - (No open access)

  • Revista da Sociedade Brasileira de Cirurgia Craniomaxilofacial

  • Revista de administração em saúde

  • Revista do médico residente (On-line)

  • São Paulo em perspectiva

Outros títulos serão reavaliados., sendo checados principalmente os periódicos que não cumprem o requisito de  prover o texto completo dos artigos em acesso aberto e as revistas que não atendam aos critérios serão excluídas da LILACS até o final de 2016. 

Sobre a LILACS

A base de Literatura Latino-americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS) constitui atualmente o principal índice e repositório da produção científica e técnica em saúde nos países da América Latina e Caribe. Coordenada em âmbito regional pelo Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde (BIREME). A LILACS (Figura 1) tem por objetivos principais o controle bibliográfico e a disseminação da literatura científico-tecnológica na área da Saúde em 37 países da América Latina e  Caribe (AL&C) desde 1982.

 A LILACS estabelece critérios para seleção e permanência de periódicos, os quais servem para orientação dos editores e das unidades de informação que operam na rede da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) e que cooperam com sua produção descentralizada.

Critérios de Seleção e Permanência de Periódicos

A seleção de títulos de periódicos para LILACS, que incluem publicações em papel e/ou em formato eletrônico é feita de forma descentralizada. Cada país integrante da LILACS deve criar seu próprio Comitê de Seleção de periódicos que tem como função principal a avaliação e seleção de novos títulos, a análise da produção científica nacional e a atualização contínua dos critérios de seleção vigentes. O Comitê Internacional de Seleção de Periódicos da LILACS tem a função de referendar os títulos selecionados pelos comitês nacionais.

São considerados para indexação na LILACS os periódicos científicos da área de Ciências da Saúde, publicados na AL&C, em português, espanhol, inglês e francês. Os editores devem disponibilizar o texto completo de cada artigo em acesso aberto em site próprio e/ou enviando o arquivo para o Repositório LILACS.

Os periódicos também devem ser submetidos ao processo LILACS-Express, que  tem por objetivo minimizar o intervalo entre a publicação do artigo e a entrada de dados do registro bibliográfico na base de dados LILACS, ou seja, tão logo o fascículo seja fechado, é feita a sua publicação na LILACS.

Serão indexados os seguintes tipos de artigos:  artigo original; artigo de revisão da literatura; comunicações clínicas originais; artigo de reflexão ou análise de aspectos filosóficos, éticos ou sociais relacionados à área de Ciências da Saúde; relatos de casos com discussões fundamentadas em pesquisas científicas; estatísticas epidemiológicas; estudos de natureza qualitativa em Ciências da Saúde.

Para seleção e permanência na base LILACs, os periódicos devem apresentar características como:

  • conteúdo que apresente mérito científico;

  • revisão por pares: avaliação crítica feita por especialistas;

  • comitê editorial composto por especialistas com experiência na área;

  • regularidade e periodicidade de publicação;

  • tempo de existência: pelo menos três fascículos publicados;

  • normalização: a apresentação, estruturação dos textos e referências dentro dos padrões estabelecidos;

  • apresentação gráfica: deve ter qualidade na apresentação gráfica (leiaute), ilustrações e impressão.

Envio de periódicos para seleção

Para submissão ao processo de avaliação LILACS, os três últimos fascículos do periódico devem ser enviados pelos próprios editores, por Associações de Editores Científicos ou por usuários aos Centros Coordenadores Nacionais (CCN), os quais avaliarão aspectos como formato, endogenia e o conteúdo.

Compromisso dos editores

Os editores terão o compromisso de manter a atualização e o padrão dos periódicos indexados, além de promover o acesso integral de seus periódicos. Para periódicos impressos devem enviar por doação um exemplar de cada novo fascículo, tão logo sejam publicados, ao Centro Cooperante indexador e também à BIREME (no caso de revistas brasileiras) e ao Centro Coordenador Nacional (no caso de revistas de outros países) e disponibilizar o texto completo de cada artigo via iniciativa LILACS-Express.

Contato

Para mais informações sobre a reavaliação de coleção de periódicos da LILACS, entre em contato com a Comissão do Portal de Periódicos UFSCar pelo e-mail portaldeperiodicos@ufscar.br.

Para receber as notícias publicadas no Portal de Periódicos UFSCar, cadastre-se em nosso grupo do Facebook (https://www.facebook.com/groups/bcoinformacaoeditorescientificos).

Bibliografia Consultada

BIREME/OPAS/OMS. Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde. LILACS - Critérios de Seleção e Permanência de Periódicos. Disponível em: <http://metodologia.lilacs.bvsalud.org/php/level.php?lang=pt&component=74&item=21>. Acesso em: 22 jul 2016.

BIREME/OPAS/OMS. Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde. LILACS-Express. Disponível em: <http://www.lilacsexpress.bvsalud.org:8080/lilacs/login.do;jsessionid=D1682BEFFFA0E1C8B80668C03BD16B4F>. Acesso em: 26 jul 2016.

BIREME/OPAS/OMS. Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde. Sobre a LILACS. Disponível em: <http://metodologia.lilacs.bvsalud.org/php/level.php?lang=pt&component=19&item=3>. Acesso: 26 jul 2016.