Você está aqui: Página Inicial / Notícias / O que é o Journal Citation Reports (JCR)?

O que é o Journal Citation Reports (JCR)?

por Comissão para Elaboração do Portal de Periódicos UFSCar — publicado 19/06/2015 11h35, última modificação 22/06/2015 09h54
Colaboradores: Eliane Colepicolo
O Portal CAPES disponibiliza desde 2009 o Journal Citation Reports, uma base que apresenta indicadores bibliométricos de periódicos, tais como o "fator de impacto", o "índice de repercussão", entre outros.

A CAPES, por meio do seu Portal de Periódicos oferece à comunidade acadêmica e universitária da UFSCar, desde 2009, a assinatura da base  Journal Citation Reports (JCR), publicada pelo Institute for Scientific Information (ISI) e editada pela Thomson. O JCR é uma base reconhecida por avaliar periódicos indexados na Web of Science.

Apresenta dados quantitativos que apoiam uma revisão sistemática e objetiva das revistas cobrindo as seguintes áreas do conhecimento: Ciências Agrárias, Ciências Biológicas, Ciências Sociais, Ciências Sociais Aplicadas, Ciências Exatas, Ciências da Terra e Engenharias.

O JCR oferece uma perspectiva para avaliação e comparação de periódicos por meio da acumulação e tabulação de contagens de citações e artigos de praticamente todas as especialidades nos campos da ciência. Possui mais de 10.500 revistas, entre as mais citadas do mundo, em 232 disciplinas, mais de 2.500 editores em 82 países e mais de 1.400 revistas regionais.

É uma importante ferramenta para auxiliar tanto para pesquisadores, que poderão determinar onde publicar seus trabalhos e quais periódicos utilizar em suas pesquisas, quanto para bibliotecários que realizam análises de coleções de periódicos para aquisição. O JCR permite identificar nos periódicos indexado na Web of Science:

  • periódicos mais frequentemente citados em um campo de pesquisa;
  • periódicos com maior impacto em um campo;
  • Os artigos mais publicados em um campo;
  • Entre outros indicadores.

A seguir, são apresentadas as diversas formas de busca que podem ser utilizadas no JCR:

Escolha da coleção e edição JCR (select a JCR edition and year): o primeiro passo para pesquisar no JCR é escolher uma das duas coleções disponíveis, a JCR Science Edition ou a JCR Social Sciences Edition e o ano de edição dos indicadores que se deseja de 2009 a 2013.

JCR: escolher publicação e ano
JCR: escolher publicação e ano

Logo após, você pode personalizar sua pesquisa escolhendo:

JCR: personalizar pesquisa
JCR: personalizar pesquisa

Categoria do assunto (subject category): lista todos os periódicos dentro de uma categoria de assunto, disciplina específica ou alternativamente, os dados no nível da categoria que podem ser usados para análise de desempenho. Você poderá escolher mais de uma categoria de assunto segurando a tecla CRTL e selecionando com o mouse as opções desejadas.

Categoria do assunto: resultado
Categoria do assunto: resultado

Editor (publisher): esta opção lista todos os periódicos publicados por um editor específico. Você poderá escolher mais de um editor segurando a tecla CRTL e selecionando com o mouse as opções desejadas.

JCR - Editor: resultado
JCR - Editor: resultado

País (country/territory): esta opção lista todos os periódicos publicados em um país específico. Você poderá escolher mais de um país segurando a tecla CRTL e selecionando com o mouse as opções desejadas.

JCR - resultado por países
JCR - resultado por países

Nas outras opções encontramos search for a specific journal e view all journals

JCR: pesquisa por um periódico específico
JCR: pesquisa por um periódico específico

Pesquisar um periódico específico (search for a specific journal): você pode pesquisar um periódico específico pelo título inteiro, título abreviado, palavra contida no título ou ISSN.

JCR - Pesquisar um periódico específico: resultado
JCR - Pesquisar um periódico específico: resultado

Visualizar todos os periódicos (view all journals): use esta opção para listar todos os periódicos da edição e do ano do JCR que você selecionou na página inicial do JCR. A base JCR exibe todos os periódicos, em ordem alfabética, pelo título abreviado do periódico.

JCR - Visualizar todos os periódicos indexado: resultado
JCR - Visualizar todos os periódicos indexado: resultado

Para mostrar os indicadores que o JCR apresenta nas revistas, buscamos pelo periódico são-carlense Polímeros, assim, vamos em uma busca específica de periódico.

JCR - Busca específica: revista Polímeros
JCR - Busca específica: revista Polímeros

Ao encontrarmos, o JCR mostra as informações completas do periódico.

JCR - Revista Polímeros: informações
JCR - Revista Polímeros: informações

Assim temos as informações nesta ordem:

Total de citações (total cites): indica o número total de vezes que cada periódico foi citado por todos os periódicos incluídos no banco de dados dentro do ano corrente do JCR.

JCR - Revista Polímeros: total de citações.
JCR - Revista Polímeros: total de citações.

Fator de impacto (impact factor): identifica a frequência média com que um artigo de um periódico é citado em um determinado ano. O fator de impacto é calculado dividindo-se o número de citações no ano pelo número total de artigos publicados nos dois anos anteriores Um fator de impacto de 1,0 significa que, em média, os artigos publicados um ou dois anos atrás, foram citados uma vez. Um fator de impacto de 2,5 significa que, em média, os artigos publicados um ou dois anos atrás, foram citados duas vezes e meia. Podemos usar este número para avaliar ou comparar a importância relativa do periódico com outros do mesmo campo ou ainda visualizar a frequência com que os artigos são citados para determinar quais os melhores periódicos para sua pesquisa. (REUTERS, 2012b, tradução nossa)

JCR - Revista Polímeros: fator de impacto.
JCR - Revista Polímeros: fator de impacto.

Fator de impacto de cinco anos (five-year impact factor) é a média do número de vezes que os artigos do periódico publicado nos últimos cinco anos foram citados no ano do JCR. Esta métrica pode ser usada para melhor aferir o impacto dos periódicos nos campos onde a influência de pesquisa publicada evolui no decorrer de um período de tempo mais longo. Ela é calculada pela divisão do número de citações do ano atual JCR pela número total de artigos publicados nos cinco anos anteriores.

JCR - Revista Polímeros: impacto de cinco anos.
JCR - Revista Polímeros: impacto de cinco anos.

Autocitação do periódico (journal self cites): esta tabela mostra qual porcentagem de uma contagem de citação total do periódico é um resultado da autocitação do periódico (p. ex., um artigo da Polímeros cita outro artigo publicado na Polímeros). A tabela exibe total cites (total de citações), total cites without self-cites (total de citações sem autocitações), impact factor (fator de impacto) e um impact factor (fator de impacto) ajustado excluindo as auto-citações do periódico.

JCR - Revista Polímeros: auto-citação.
JCR - Revista Polímeros: auto-citação.

Índice de repercussão (immediacy index): avalia a frequência média que o artigo, como um periódico, é citado no mesmo ano de publicação. O índice de repercussão é o número médio de vezes que um artigo é citado no ano em que é publicado. É uma média por artigo que tende a descontar a vantagem de grandes revistas sobre as pequenas. Assim, as revistas emitidas frequentemente podem ter uma vantagem, pois um artigo publicado no início do ano tem uma melhor chance de ser citado do que um publicado no final do ano. Muitas revistas que publicam com pouca frequência ou no final do ano tem baixo índice de repercussão. (REUTERS, 2012a, tradução nossa)

JCR - Revista Polímeros: índice de repercussão.
JCR - Revista Polímeros: índice de repercussão.

Meia vida das citações (cited half-life): a meia vida das citações analisa o desempenho da idade dos artigos citados mostrando o número de anos retroativos a partir do ano atual que responde por 50% do número total de citações em um periódico no ano atual. Esse número é útil para realizar gerenciamento de coleção e arquivar decisões. Um editor pode usar esse número para ajustar as políticas editoriais para concorrer em diferentes segmentos do mercado.

JCR - Revista Polímeros: meia-vida das citações.
JCR - Revista Polímeros: meia-vida das citações.

Além disso, com as informações apresentadas, o JCR apresenta gráficos, como cited journal graph (gráfico do periódico citado) cited journal graph (gráfico do periódico de citação).

O acesso à esta BDLTC pode ser feito em qualquer computador ligado à rede UFSCar, dentro dos campi UFSCar, para toda a comunidade acadêmica ou fora dos campi, por meio do Acesso Proxy.

Referências

  1. REUTERS, T. Immediacy index. Journal Citation Reports. 2012a. Disponível em: <http://admin-apps.webofknowledge.com/JCR/help/h_immedindex.htm#immed_index> Acesso em: 06 ago 2014.
  2. ______. Impact factor. Journal Citation Reports. 2012b. Disponível em: Acesso em: <http://admin-apps.webofknowledge.com/JCR/help/h_impfact.htm#impact_factor> 06 ago 2014.

 Bibliografia Consultada

  1. Journal citation reports. Cartão de referência rápida: suportado pelo Isi Web of Knowledge. [s.l]: Thomson Reuters, 2009. Acesso em: 31 jul 2014