Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Palestra sobre os Critérios de Seleção e Permanência de Periódicos na Web of Science

Palestra sobre os Critérios de Seleção e Permanência de Periódicos na Web of Science

por Elisabete Maria Angelon, Eliane Colepicolo (rev.) — publicado 12/06/2017 01h00, última modificação 12/07/2017 08h57
A palestra realizada na UFSCar por Deborah Dias apresentou os critérios de submissão e permanência de periódicos na base Web of Science

Critérios de Seleção e Permanência de Periódicos

No dia 15 de março de 2017, a consultora da Clarivate Analytics, Deborah Dias, apresentou uma palestra na UFSCar Campus São Carlos sobre os critérios para admissão e permanência de periódicos na Web of Science (Figura 1).

Figura 1: Palestra sobre os critérios de submissão e permanência na WOS

 

A palestra foi uma iniciativa da Comissão do Portal de Periódicos UFSCar, com objetivo de oferecer subsídios aos editores científicos à indexação de seus periódicos em bases internacionais. Participaram da palestra 19 pessoas entre editores de periódicos da UFSCar, pós-graduandos e graduandos. Na ocasião, a Diretora da BCo, Dra. Eliane Colepicolo, apresentou a equipe da Biblioteca que a partir de agora ficará responsável pelo do Portal de Periódicos da UFSCar (Figura 2).

 Figura 2: Equipe da Biblioteca Comunitária (BCo) responsável pelo Portal de Periódicos UFSCar

 

Segundo Deborah Dias, para submissão ao processo de avaliação, os periódicos devem seguir os critérios listados abaixo.

  1. Padrões de Publicação

Os periódicos indexados na Web of Science sofrem processo contínuo de avaliação, na qual são analisados itens, tais como a importância do periódico na respectiva área do conhecimento e o número de citações recebidas. Para submissão do periódico à base considera-se o tempo de publicação da revista, bem como a regularidade da periodicidade do periódico, ou seja, o cumprimento dos prazos de publicação da revista, seja ela trimestral, quadrimestral, semestral ou outra.

O processo de avaliação demanda, no mínimo, um ano e meio. São avaliadas três edições atuais consecutivas, que não as três primeiras, a serem publicadas. As edições seguintes devem ser enviadas para a WOS até que se obtenha uma resposta da Clarivate Analytics.

É necessário seguir as convenções de edição estabelecidas pela Web of Science. As informações bibliográficas devem ser apresentadas em inglês e é imprescindível que os artigos passem por processo de  revisão por pares (peer review).

2. Conteúdo Editorial

Sobre o conteúdo editorial, serão analisados itens tais como: a especificidade do assunto abordado pelo periódico, a cobertura do tema do periódico na literatura científica, assim como se o conteúdo do periódico agregará conhecimento à Web of Science.

É recomendável que os editores interessados em submeter seus periódicos à WOS façam uma análise das publicações já existentes na base em sua área de atuação, para que se certifiquem sobre como está trabalhando o grupo no qual pretendem se inserir.

3. Diversidade Internacional

A Web of Science, em seus critérios de avaliação para submissão de periódicos, também analisará qual o público-alvo da revista, para constatar se trata-se de publicação de interesse regional ou internacional. Sendo de interesse internacional irá verificar se há membros que representem a comunidade internacional no corpo editorial da revista.  

4. Análise de Citações

A WOS analisa os artigos do periódico, o total de artigos no ano e suas respectivas citações, considerando índices bibliométricos por ano de publicação e área do conhecimento. Em caso de revistas com mais de um tipo de suporte, como impressa e on-line, a WOS usará para avaliação aquela que apresentar a versão mais completa.

Recomenda-se aos periódicos que pretendem ser indexados na WOS que façam um cálculo de fator de impacto estimado para simular sua posição no ranking do grupo ao qual aspiram ser inseridos. O Impact Factor (IF) pode ser calculado da seguinte forma: o fator de impacto do ano de 2012 por exemplo, é calculado dividindo-se o número de citações recebidas em 2012 para o que a revista publicou nos 2 anos anteriores (2011 e 2010) pelo número de artigos e reviews que a revista publicou em 2010 e 2011.

Durante o processo de seleção, se o nível de citações da revista ainda não for bastante expressivo, o periódico permanece no “Emerging Sources Citation Index (ESCI)” um índice de citações que fornece visibilidade aos periódicos que ainda se encontram sob avaliação. O “Emerging” (Figura 3) foi lançado no final de 2015 como um novo banco de dados dentro da Web of Science e, em fevereiro de 2017 já contava com mais de 5.000 periódicos sob análise em todas as áreas do conhecimento.

Figura 3: WOS Lista de periódicos no “Emerging”

Contato

Para mais informações sobre os critérios de seleção e permanência de periódicos na Web of Science entre em contato com a Comissão do Portal de Periódicos UFSCar pelo e-mail portaldeperiodicos@ufscar.br.

Para receber periodicamente as informações sobre o que acontece na BCo, inscreva-se em nossos grupos do Facebook, de acordo com sua área de atuação e interesses:

Bibliografia Consultada

CLARIVETE ANALYTICS. About Web of Science. Disponível em: <http://wokinfo.com/?utm_source=false&utm_medium=false&utm_campaign=false&utm_source=false&utm_medium=false&utm_campaign=false>. Acesso em 20 mar 2017.

PR NEWSWIRE ASSOCIATION LLC. Acquisition of the Thomson Reuters Intellectual Property and Science Business by Onex and Baring Asia Completed. Disponível em:

<http://www.prnewswire.com/news-releases/acquisition-of-the-thomson-reuters-intellectual-property-and-science-business-by-onex-and-baring-asia-completed-300337402.html>. Acesso em: 20 mar 2017.

PR NEWSWIRE ASSOCIATION LLC. Pai fundador da Web of Science da Clarivate Analytics, Dr. Eugene Garfield, morre aos 91 anos. Disponível em: <http://www.prnewswire.com/news-releases/pai-fundador-da-web-of-science-da-clarivate-analytics-dr-eugene-garfield-morre-aos-91-anos-614996663.html>. Acesso em 21 mar 2017.

TAYLOR & FRANCIS GROUP. What is the Emerging Sources Citation Index? Disponível em: <http://editorresources.taylorandfrancisgroup.com/what-is-the-emerging-sources-citation-index>. Acesso em 22 mar 2017.