Você está aqui: Página Inicial / Notícias / ResearchGate: uma rede social para cientistas

ResearchGate: uma rede social para cientistas

por Comissão para Elaboração do Portal de Periódicos UFSCar — publicado 22/06/2015 09h51, última modificação 22/06/2015 09h51
Colaboradores: Eliane Colepicolo
ResearchGate é uma rede social livre destinada a pesquisadores científicos de todas as áreas do conhecimento. Participe desta empreitada!

A ResearchGate (http://www.researchgate.net) é um mix de ferramentas web 2.0 voltada para a integração entre cientistas e pesquisadores de todo o mundo. A plataforma oferece diversos recursos interativos incluindo compartilhamento de arquivos e de publicações, fóruns, discussões metodológicas, além da busca semântica por resumos das publicações armazenadas no repositório, entre muitos outros recursos. Os membros podem ainda criar seu blog pessoal dentro da rede.

O maior benefício da ResearchGate é que os próprios pesquisadores introduzem suas informações curriculares, áreas de pesquisa e temáticas de interesse, assim como suas publicações, de forma compartilhada, aumentando as chances de seus trabalhos serem vislumbrados por colegas com os mesmos interesses. Mais de 1 milhão de usuários em 192 países já se juntaram a esta rede social científica!

ResearchGate: página principal
ResearchGate: página principal

Busca no ResearchGate

Entre outras ferramentas, ResearchGate desenvolveu um metabuscador que navega por recursos internos e as principais bases de dados de pesquisa externos, incluindo PubMedCiteSeerarXiv, Biblioteca NASA, entre outros para encontrar trabalhos científicos. O metabuscador  foi desenvolvido para analisar uma sequência maior de termos do que é usado nas buscas por palavras-chave padrão encontradas em outras bases, com a ideia de que mais termos permitirá resultados mais específicos.

Por meio da análise das informações fornecidas pelo usuário na página do perfil, a plataforma sugere grupos, outros membros e literatura com interesse de pesquisa semelhantes que o usuário pode estar interessado. No resultado da pesquisa, é apresentado o fator de impacto das revistas e é oferecida a opção de solicitar a publicação ao próprio autor (Request Full Text), de seguir o autor (Follow), como no Twitter, ou de simplesmente fazer o contato direto com o autor caso ele seja também um usuário da ResearchGate.

A ResearchGate mantém em sua plataforma uma banca de trabalho para os cientistas relacionarem trabalhos de pesquisa internacionais. Os trabalhos podem ser filtrados por palavras-chave, local, região, país.

Grupos de Pesquisa no ResearchGate

No total, mais de 1.100 grupos foram criados dentro do ResearchGate. Os grupos são livre acesso a todos os usuários ou de acesso restrito somente para usuários selecionados. Qualquer membro do ResearchGate pode criar um novo grupo. Cada grupo também possui um software de colaboração, por exemplo, uma ferramenta de compartilhamento de arquivos permite que os usuários colaborem com os colegas de redação e edição de documentos.

Outras Ferramentas do ResearchGate

Outras ferramentas incluem cronograma de planejamento e uma opção de enquete/pesquisa. Várias organizações científicas e conferências usam o ReseachGate como ponto de encontro para listar detalhes, colaborar e comunicar. A plataforma também tem desenvolvido subcomunidades privadas para organizações maiores, aberto para os membros da respectiva instituição.

ResearchGate foi criado em 2009, com o objetivo de desenvolver uma ferramenta para ajudar pesquisadores a enviar artigos publicados previamente, respeitando acordos de direitos autorais. Os trabalhos enviados  podem ser pesquisados pelo mecanismo de busca semântica. Os usuários podem ler e baixar essas publicações gratuitamente.

Bibliografia Consultada

  1. RESEARCHGATE. ResearchGate About. Disponível em: <http://www.researchgate.net/aboutus.AboutUs.html>. Acesso em: 22/jun./2015.
  2. WIKIPEDIA. ResearchGate. Disponível em: <http://en.wikipedia.org/wiki/ResearchGate>. Acesso em: 22/jun./2015.