Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas (SEER)

Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas (SEER)

por Comissão para Elaboração do Portal de Periódicos UFSCar publicado 19/06/2015 15h55, última modificação 22/06/2015 10h17

O Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas – SEER (http://seer.ibict.br), é um software criado para elaborar e administrar a publicação de periódicos eletrônicos e  automatizar a editoração.

Desenvolvido em 2003 pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia - IBICT (http://www.ibict.br), o sistema é uma versão traduzida e customizada do Open Journal Systems – OJS, criado pela Public Knowledge Project - PKP (http://pkp.sfu.ca) da University of British Columbia (http://www.ubc.ca).

SEER: página inicial
SEER: página inicial

O SEER é um software livre e seu download está disponível no site do PKP (http://pkp.sfu.ca/?q=ojs), seu processo editorial agiliza o fluxo de informações, além de melhorar a avaliação na qualidade dos periódicos, facilitando a disseminação, divulgação e preservação de seu conteúdo.

O SEER vem sendo utilizado por uma grande quantidade de periódicos científicos no Brasil e no mundo por apresentar módulos com os fluxos completos para os processos de submissão, avaliação e publicação de artigos científicos. As revistas brasileiras que utilizam o sistema podem ser visualizadas no Portal do SEER (http://seer.ibict.br) e na Incubadora de Revistas do SEER, IBICT (http://inseer.ibict.br), que é um repositório de revistas científicas de acesso livre que podem se hospedar no servidor do IBICT por um período de dois anos utilizando o sistema SEER, desde que sigam determinados critérios de qualidade.

 

SEER: página do usuário.
SEER: exemplo de página de um periódico.

 

Bibliografia Consultada

  1. SEER. Portal do Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas. Disponível em: <http://seer.ibict.br>. Acesso em: 17 Mai 2011