Você está aqui: Página Inicial / Notícias / WEBQUALIS: sistema de classificação de periódicos

WEBQUALIS: sistema de classificação de periódicos

por Comissão para Elaboração do Portal de Periódicos UFSCar publicado 09/06/2015 17h45, última modificação 19/06/2015 16h16
Saiba a classificação de diversos periódicos por meio dessa plataforma gerenciada pela CAPES.

A CAPES (www.capes.gov.br) oferece a toda comunidade a plataforma WEBQUALIS (http://qualis.capes.gov.br), um sistema de classificação de periódicos nacionais e internacionais, nos quais haja publicações que representem a produção intelectual dos programas de pós-graduação brasileiros de todas as áreas do conhecimento.

O QUALIS disponibiliza uma lista com a classificação de diversos periódicos em estratos A1, A2, B1, B2, B3, B4, B5 e C, sendo A1 atribuído como nível mais elevado e C como nível mais baixo. Essa estratificação é feita para medir a qualidade da produção dos alunos de programas de pós-graduação, assim só são avaliados aqueles periódicos que tiverem publicações destes alunos.

É importante notar que os periódicos não são avaliados como um todo, mas sim por área dentro do próprio periódico. Por exemplo, o periódico Journal of the American Ceramic Society (Figura 2) foi avaliado com diferentes classificações para áreas de Engenharias, Materiais, Química, Interdisciplinar, entre outras.

Figura 2 - Busca por título 

Em geral, um dos principais critérios utilizados por todas as áreas no QUALIS é que o periódico apresente um elevado fator de impacto em portais e bases de dados reconhecidas mundialmente. Outros critérios podem ser: 1) número de artigos publicados por triênio; 2) periodicidade; 3) acessibilidade; 4) publicação de artigos de autores de instituições diferentes daquela que edita o periódico, dentre outras.

Os critérios utilizados para cada uma das áreas CAPES podem ser pesquisados no WebQualis: 

Figura 3 – Consulta de critérios Qualis por área.

Os resultados apresentam detalhadamente os critérios para cada área.

Figura 4 – Documento de área que contém os critérios de avaliação.

A consulta no WebQualis pode ser realizada:

1) pelo ISSN do periódico (Figura 5):

Figura 5 - Busca por ISSN

2) por parte de título do periódico (Figura 6)

 

6 - Busca por título

ou por classificação/área de avaliação (Figura 7):

Figura 7 - Busca por área de avaliação

Também é possível fazer o download da lista completa de periódicos avaliados e/ou da lista de critérios utilizados para a estratificação dos periódicos (Figura 8) .

Figura 8 – Lista completa de periódicos

 

Figura 9 - Lista completa de Periódicos Avaliados no Sistema QUALIS

O acesso a esta plataforma pode ser feito em qualquer computador ligado à internet.

Bibliografia Consultada

1. Classificação da Produção Intelectual. Fundação CAPES. Ministério da Educação. Disponível em <http://www.capes.gov.br/avaliacao/instrumentos-de-apoio/classificacao-da-producao-intelectual>. Acesso em 05 ago. 2014.

2. Como consultar o Qualis da CAPES. Pós-Graduando. Disponível em <http://posgraduando.com/blog/como-consultar-o-qualis-da-capes>. em 05 ago. 2014.