DOAJ publica novos critérios para Edições Especiais

Edições especiais existem há décadas. A publicação de coleções de artigos sobre um tema específico em um número especial pode ser uma maneira útil de destacar trabalhos importantes ou tópicos ou fazer curadoria de informações em áreas de pesquisa focadas ou de nicho. As edições especiais são normalmente gerenciadas por editores convidados, que propõem ou são convidados a editar uma edição em uma área de assunto atual. Esses editores convidados podem convidar ou encomendar artigos e supervisionar todo o processo de revisão por pares.

No entanto, nos últimos anos, as editoras começaram a usar edições especiais como forma de impulsionar o crescimento e as receitas das revistas. Em algumas revistas, o número de artigos publicados em números especiais excede em muito o número de artigos em números regulares. Isso levou a preocupações generalizadas sobre a qualidade do conteúdo nessas questões, os processos de revisão por pares realizados, marketing agressivo para acadêmicos e até mesmo a perspectiva de fraude.
O DOAJ está respondendo às preocupações da comunidade adicionando novos critérios aos seus critérios básicos, para garantir que sejam incluídas apenas revistas confiáveis no diretório.

Um documento de discussão recente do COPE propõe uma série de práticas recomendadas para coleções editadas por convidados, incluindo edições especiais. Após a publicação dessas diretrizes e em consulta com outros parceiros, adicionamos novos critérios ao nosso Guia de Aplicação que abrangem a publicação de números especiais e estabelecemos padrões para periódicos que se candidatam à inclusão no DOAJ. Os novos critérios são replicados aqui:

Edições especiais

As revistas que publicam números especiais ou outro conteúdo com curadoria de editores convidados devem aderir a estes critérios adicionais:

  • O Editor-Chefe deve ser responsável pelo conteúdo de toda a revista, incluindo todos os números especiais, que devem ser abrangidos pelo escopo da revista
  • Artigos de edição especial devem ter a mesma supervisão editorial que artigos regulares, incluindo revisão externa por pares, e ser claramente rotulados
  • Os periódicos devem garantir que as credenciais dos editores convidados sejam verificadas e aprovadas
  • O Editor-Chefe ou membros dedicados do conselho devem supervisionar os editores convidados
  • Artigos submetidos a um número especial pelo(s) editor(es) convidado(s) devem ser tratados sob um processo de revisão independente e não representar mais do que 25% do total do número