"Por que revistas científicas devem divulgar ciências?" ABEC Brasil Diálogos : minicurso - 07/04, das 14h às 17h

ABEC Brasil convida para o Diálogos ABEC.
07 de abril de 2022

14h às 17h | Minicurso

Por que revistas científicas devem divulgar ciência?

As revistas científicas têm praticado, cada vez mais, a divulgação de informações científicas em redes sociais e veículos jornalísticos. A pandemia pressionou esses veículos de comunicação científica a facilitarem o acesso à informação para um público mais amplo. Neste minicurso vamos tratar sobre os desafios, benefícios e impactos da divulgação científica, refletir sobre e apresentar ferramentas para selecionar artigos com potencial jornalístico e interesse público, indicar caminhos para investir na divulgação científica ou para facilitar a divulgação de conteúdos científicos para o público não especializado e compartilhar exemplos de divulgação em redes sociais. O minicurso é uma parceria entre a ABEC Brasil e a Agência BORI.

Palestrantes:

Germana Barata é pesquisadora e jornalista científica do Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo (Labjor) da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), coordena a especialização em jornalismo científico da Unicamp. É bolsista produtividade CNPq, faz parte da atual diretoria da Associação Brasileira de Editores Científicos (ABEC, 2020-2024) e do conselho científico da Rede internacional Public Communication of Science and Technology (PCST).

Natalia Flores é jornalista de ciência, doutora em Comunicação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), com pós-doutorado na UFSM e Unicamp. Tem passagem como pesquisadora colaboradora pela Universidade Estadual de Campinas (Labjor/Unicamp), Université Paris Sorbonne IV e pelas universidades federais de Santa Maria (Poscom/UFSM) e de Pelotas (UFPEL). Atualmente, é gerente de conteúdo da Agência Bori (www.abori.com.br) (link externo).

Inscrições gratuitas até 6 de abril de 2022.
(clique aqui para se inscrever) (link externo)

Transmissão ao vivo sala Zoom e canal do YouTube da ABEC Brasil
O link da sala virtual e demais orientações serão enviados por e-mail após a inscrição.