Perguntas Frequentes

Quais os critérios para um periódico ser admitido na Base Scielo?
Como obter o ISSN?
As informações para pedido de ISSN estão disponíveis no site do IBICT (link externo), mas só é possível atribuir o ISSN a partir do 2º número.
DOI é retroativo? Isto é, posso atribuir DOI para artigos publicados no passado?
Sim. Pode-se atribuir DOI para artigos já publicados.
Quais são as formas de pagamento para a ABEC?
O pagamento poderá ser feito através de boleto bancário, depósito em conta corrente ou nota de empenho.
Qual é a frequência das cobranças pelos DOIs depositados?
As faturas são enviadas nos meses de janeiro, abril, julho e outubro. Apenas receberão cobrança os membros que validarem DOI nos 3 meses anteriores ao envio da fatura. A fatura de janeiro refere-se ao período de 1 de outubro a 31 de dezembro, a de abril de 1 de janeiro a 31 de março, a de julho de 1 abril a 30 de junho, a de outubro de 1 julho a 30 de setembro.
A falta de pagamento do DOI resultará no bloqueio da minha conta?
Sim. E-mails de cobrança serão enviados e se, após 3 meses não houver pagamento, a conta será bloqueada até a regularização.
Qual o valor do DOI?
O valor do DOI para os associados da ABEC é de U$1,00 para artigos publicados a partir de 01 de janeiro de 2018. Artigos publicados anteriormente a esta data terão o valor de U$0.15.
Para não sócios os valores cobrados serão de U$5,00 para artigos publicados após 01 de janeiro de 2018. Os artigos publicados anteriormente a esta data terão o valor de U$0,75.
Qual é a vantagem de usar o SEER/OJS?
Entre as vantagens facilita o processo de editoração das publicações periódicas científicas eletrônicas.
Quais os processos de editoração que o SEER/OJS permite gerenciar?
A princípio o SEER/OJS proporciona mais funcionalidade no gerenciamento das equipes editoriais de revistas científicas, e permite maior transparência e eficiência nos critérios de avaliação e de qualidade do conteúdo das publicações.
A CAPES tem sugerido adoção da Plataforma SEER/OJS?
A CAPES sugere o uso de dois sistemas de editoração eletrônica: o SciELO e o SEER/OJS. Ambos atendem aos requisitos técnicos recomendados pela CAPES, minimizando as diversidades existentes nos formatos disponíveis, muitos dos quais dificultam o acesso dos usuários ao omitir as informações básicas da publicação na página principal da página do periódico.
O que é o Qualis periódicos?
Qualis é um sistema de classificação feita pela CAPES, sua função é exclusivamente avaliar a produção dos programas de pós-graduação.
Essa classificação é feita por comissões de consultores, cada qual focalizando um conjunto específico de áreas do conhecimento, e se baseia nas informações fornecidas pelos programas, por meio do Coleta de Dados/Capes, sobre os trabalhos publicados por seus docentes e discentes.
Cada comissão analisa a lista de veículos (periódicos, revistas …) citados pelos programas de sua área, referentes às publicações efetuadas no ano anterior, e adota os seguintes procedimentos:

- em relação àqueles já anteriormente citados e classificadas, verifica se a classificação está adequada e efetua os ajustes que considera necessários:
- em relação àqueles ainda não classificados, procede à sua classificação enquadrando-o em uma categoria indicativa de sua qualidade - "A" alta, "B" média, ou "C" baixa - e em outra referente ao âmbito de sua circulação - internacional, nacional ou local.

Mais informações do Qualis periódicos na Plataforma Sucupira (link externo).
Como posso acessar?
Quais são os critérios da Scielo para aceitação de publicações periódicas científicas eletrônicas?

Questões OJS/SEER

Perdi/esqueci minha senha e não consigo recuperá-la?
Recuperar sua senha é um processo de três etapas:

1. Abra o website da revista. Solicite uma nova senha: clique no link “Login” na parte superior da barra de navegação ou na barra lateral, clique no link “Esqueceu sua senha” na página seguinte, insira seu endereço de e-mail e clique em “Redefinir senha” .

2. Verifique seu e-mail e confirme sua solicitação: Você precisa verificar sua caixa de entrada de e-mail para receber um e-mail de confirmação perguntando se você realmente solicitou sua senha para ser redefinida. Quando você clica no link incluído no e-mail, você será levado de volta para o periódico em questão, e o sistema lhe enviará uma nova senha por e-mail. Essa senha tem uma validade curta, então, realize a operação o mais breve possível.

3. Recuperar Nova Senha e Efetuar Login: Você deve verificar novamente seu e-mail quanto à senha que acaba de ser enviada para você. Ele terá sido gerado automaticamente; você pode usá-lo para fazer login e redefinir sua senha para algo que você possa lembrar com mais facilidade. O sistema solicitará automaticamente que você preencha uma nova senha.
Estou tendo problemas para fazer o login, depois de tentar fazer o login, sou encaminhado de volta à página de login, como resolver?
Este é provavelmente um problema com as configurações de privacidade do seu navegador. Nosso software requer que os cookies estejam ativados em seu navegador para você fazer o login. Você pode verificar o status dos cookies do seu navegador aqui . Se você não souber como ativar os cookies, tente selecionar uma configuração de segurança mais baixa (como “Média” no Internet Explorer) ou tente um navegador diferente. Se você ainda tiver problemas, informe-os ao fórum de suporte .
Os autores não conseguem se cadastrar. Já obtive outras reclamações, no final do ano, dizendo que os usuários não estão conseguindo se cadastrar pois o “site avisa que não está aceitando o cadastro de novos autores no momento”. Por que isso está acontecendo e como resolver?
Isso está ocorrendo porque o Editor da revista selecionou a opção “O Gerente da Revista é responsável por cadastrar todos os usuários, permitindo a editores e editores de seção cadastrar avaliadores” na área Painel de controle > Usuários & Papéis > Opções de Acesso ao Site. Desabilite essa opção e o problema será resolvido.
Há casos de Autores, Avaliadores e Editores com perfis duplicados, cadastrados em distintas revistas. Perfis duplicados ou triplicados devem ser mesclados/unificados? Há perda de informações? Eu não consigo habilitar usuários e unificá-los. O Sistema está com problemas ou sou eu que estou sem permissão?
Para os casos de usuários com perfis duplicados e registrados em distintas revistas, somente o Administrador / Coordenador do Portal tem permissão para mesclar perfis e habilitar papéis. Encaminhe mensagem ao e-mail atendimento@aguia.usp.br informando: o título da revista, o nome completo do usuário e o e-mail dele, bem como o papel a ser habilitado e qual e-mail deve prevalecer.
Não queremos que os usuários – Autores se habilitem como Avaliadores, pois na nossa revista, cabe ao Editor Chefe realizar o convite e cadastro dos Avaliadores. Como resolver?
Para que as pessoas se cadastrem, seja para autor, apenas leitor ou mesmo avaliador, é preciso que a opção selecionada seja “Usuários visitantes podem se cadastrar na revista, assumindo um ou mais papéis” em Usuários e Papéis > Opções de Acesso ao Site. Lembramos que, dentro do cadastro de cada papel, clicando na setinha azul > Editar > é possível selecionar a opção “Permitir auto registro de usuários”. Se essa opção não for selecionada, o usuário não poderá assumir esse papel. Dessa forma, é possível controlar para quais papéis as pessoas poderão se autodeclarar. No caso, o papel “Avaliador” deve ser editado, desabilitando a opção mencionada acima, impedindo que o usuário se auto registre como Avaliador.