Perguntas Frequentes
Quando será a implantação do PP UFSCar?
O Portal de Periódicos da UFSCar será implantado após a aprovação do Regimento e encaminhamentos da gestão da UFSCar.
Quais sistemas de editoração de periódicos a CAPES tem sugerido?
A CAPES sugere o uso de dois sistemas de editoração eletrônica: o SciELO e o Open Journal Systems (OJS). Ambos atendem aos requisitos técnicos recomendados pela CAPES, minimizando as diversidades existentes nos formatos disponíveis
O que é OJS?
O Open Journal Systems (OJS) é um software livre, de código aberto, que permite a criação de um periódico ou um portal de periódicos. Fornece facilidades para criação de periódicos eletrônicos disponibilizados na Web, sendo uma ferramenta importante na automação da editoração eletrônica de periódicos. Mais informações sobre o OJS neste link (link externo).
Como solicitar a instalação do OJS?
A solicitação para instalação do OJS deve ser feita pela Central de Serviços UFSCar >> Revistas eletrônicas (link externo). O objetivo deste serviço é oferecer hospedagem e instalação inicial do software OJS. A configuração e a customização do periódico é de responsabilidade do editor. Para saber mais sobre a configuração e customização, consulte o Guia do usuário do OJS 3, neste link (link externo).
Qual é a vantagem de usar o OJS?
A principal vantagem de usar o OJS é a facilidade no processo de editoração das publicações periódicas científicas eletrônicas.
Quais os processos de editoração que o OJS permite gerenciar?
O OJS proporciona o gerenciamento das equipes editoriais de periódicos e permite maior transparência e eficiência nos critérios de avaliação e de qualidade do conteúdo das publicações.
Perdi/esqueci minha senha do OJS e não consigo recuperá-la?
A recuperação da senha envolve um processo de três etapas:
- Abra o website do periódico >> Clique no link “Login” na parte superior da barra de navegação ou na barra lateral >> Clique no link “Esqueceu sua senha” >> Insira seu endereço de e-mail >> Clique em “Redefinir senha” .
- Verifique seu e-mail e confirme sua solicitação: Você receberá um e-mail de confirmação perguntando se você realmente solicitou sua senha para ser redefinida. Quando você clicar no link incluído no e-mail, você será levado de volta para o periódico em questão, e o sistema lhe enviará uma senha provisória por e-mail. Essa senha tem uma validade curta.
- Acesse o OJS com a senha provisória gerada na etapa anterior para fazer login. O sistema solicitará automaticamente que você preencha uma nova senha.
O que é o DOI?
O DOI, Digital Object Identifier (Identificador de Objeto Digital), é um padrão de números e letras que identificam publicações. Ele faz essa identificação exclusivamente em ambiente virtual, dando ao objeto singularidade e permanência reconhecida na web.
Quando teremos o DOI único para os periódicos do PP UFSCar?
O DOI único está em processo de aquisição pela UFSCar.
Como obter o DOI?
Enquanto o DOI único ainda não está disponível, o editor e o periódico que tiverem o interesse em obtê-lo, devem estar associados à ABEC ou à Crossref. Para associar-se à ABEC, o editor deve seguir as orientações disponíveis no link Associe-se (link externo). Para associar-se a Crossref, o editor deve seguir as orientações disponíveis no link Associe-se (link externo).
Como solicitar o DOI para os artigos?
Para obter DOI pela ABEC ou pela Crossref, o editor que usar a plataforma OJS do Public Knowledge Project, deverá usar o plugin OJS específico para essa finalidade. Caso contrário, o registro de seu conteúdo pode ser feito por depósito direto de XML (link externo) (usando ou não um fornecedor) ou, se o editor não puder fornecer XML, simplesmente use formulário de depósito on-line na web da Crossref (link externo).
Posso atribuir DOI para artigos publicados no passado?
Sim. Pode-se atribuir DOI para artigos já publicados pelo mesmo procedimento indicado na questão "Como solicitar o DOI para os artigos”?
Há custos envolvidos para obtenção do DOI?
Sim. Os custos para obter o DOI pela ABEC podem ser consultados neste link (link externo), em perguntas mais frequentes, terá a questão do valor do DOI. Os custos para obter o DOI pela Crossref podem ser consultados neste link (link externo). Procure o item Content Registration (metadata deposit) fees por tipo de conteúdo.
Qual é a frequência das cobranças pelos DOI obtidos?
As faturas são enviadas nos meses de janeiro, abril, julho e outubro. Apenas receberão a cobrança os membros que validarem DOI nos 3 meses anteriores ao envio da fatura.
Quais são as formas de pagamento do DOI para a ABEC?
O pagamento poderá ser feito por meio de boleto bancário, depósito em conta corrente ou nota de empenho.
A falta de pagamento do DOI resultará no bloqueio da minha conta?
Sim. E-mails de cobrança serão enviados e se, após 3 meses, não houver pagamento, a conta será bloqueada até a regularização.
O que é o Qualis periódicos?
É um sistema que examina a qualidade dos artigos e de outros tipos de produção, a partir da análise dos periódicos científicos. Tem como função avaliar a produção científica brasileira, além de servir como ferramenta para qualificar a produção dos programas de pós-graduação stricto sensu, por meio de critérios rigorosos, uma vez que são atribuídos pesos para os níveis dos periódicos em que os artigos de cada curso estão sendo publicados. Mais informações do Qualis periódicos na Plataforma Sucupira (link externo).
Como posso acessar o Qualis?
Para saber a classificação de um periódico, acesse o portal WebQualis (link externo) na plataforma sucupira da capes
Como disponibilizar o periódico no Portal de Periódicos da CAPES?
É Os critérios de seleção estão na página do Portal de Periódicos da CAPES, na Seção Perguntas frequentes > Desenvolvimento das coleções do Portal de Periódicos (link externo).
O que é o ISSN?
O International Standard Serial Number (ISSN), sigla em inglês para Número Internacional Normalizado para Publicações Seriadas, é o código aceito internacionalmente para individualizar o título de uma publicação seriada, tais como os periódicos. Esse número se torna único e exclusivo do título da publicação ao qual foi atribuído. Mais informações sobre o ISSN neste link (link externo).
Como obter o ISSN?
As informações para solicitar o ISSN estão disponíveis no site do IBICT (link externo). O ISSN pode ser atribuído a partir do 2º número publicado do periódico científico.